Olá!
Me chamo João e, como todo paraense, sou apaixonado por Belém - PA, cidade onde nasci. A atualmente moro em São Paulo - SP, lugar que me acolheu e o qual vim para realizar esse sonho de trabalhar com doenças respiratórias – e, diga-se de passagem, é meu sonho desde criança.
Fiz minha graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), tradicional e um dos melhores cursos de medicina do Norte do país. Lugar onde, ao longo de 6 proveitosos anos, aprendi a essência da arte médica e que o mais importante é a pessoa e não a doença dela. Tenho muito orgulho da escola onde me formei, pelos professores e outros incríveis colegas médicos que ali conheci.
Após a faculdade e dando seguimento ao sonho de ser pneumologista, ingressei na residência de Clínica Médica no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, hospital referência na zona norte de São Paulo. Em 2 anos aprendi que, de fato, a clínica é soberana e entender um pouco de cada área é importantíssimo para quem lida com doenças respiratórias. Aprendi, cresci e amadureci ao lado de grandes colegas e preceptores.
Finalmente, em 2020, durante a maior pandemia respiratória da história, iniciei a residência médica em Pneumologia pelo Instituto do Coração (INCOR) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), uma das maiores referências na América Latina e mundiais quando se fala em doenças pulmonares e do tórax. Pude, nesses 2 anos como residente, aprender com grandes mestres o que há de mais moderno na área, além de participar na construção do conhecimento em diversos campos da Pneumologia quando esta especialidade se fez ainda mais importante para o mundo.
E não encerra por aí não! O aperfeiçoamento é constante e, portanto, cursei em 2022 e 2023, o Fellowship em Circulação e Hipertensão Pulmonar na mesma instituição (INCOR). Mesmo após esses 12 anos de formação (6 de faculdade, 4 de residência médica e 2 de Fellowship) procuro me aperfeiçoar ainda mais para levar o que há de mais novo e melhor para os meus pacientes. Apaixonado pela área do jeito que sou, não pararei por aí. Novos desafios estão em vista.